Ensino Fundamental

02

Ensino Fundamental

Anos Finais

Nesta etapa o estudante é inserido em um espaço de inúmeros estímulos, que buscam não só despertar novas interações e criar conhecimentos, mas também ampliá-los e aprofundar os conteúdos adquiridos no nível anterior; aprimorar as capacidades de comunicação e de interação; consolidar o hábito de estudo e promover a iniciação em projetos científicos, artísticos e esportivos.

Projeto Pedagógico

A inclusão dos projetos no currículo permite um bom desenvolvimento intelectual das crianças e adolescentes por meio de um maior envolvimento. Nesse sentido, o docente passa a ser um incentivador da interação entre as crianças e adolescentes e o mundo que os cercam, enfatizando a participação ativa. Isso ocorre porque o conhecimento se torna mais significativo, podendo ser realizado com qualquer tema desde que parta dos seus interesses, fazendo com que o educador seja um contínuo investigador.

Projetos Anuais

– EXPO PINHEIROS
Uma atividade curricular que acontece anualmente e envolve todos os estudantes da escola. A sua essência é a exposição dos trabalhos realizados pelos estudantes, nas mais diversas áreas do conhecimento, para apreciação dos familiares e do público visitante.

-REDAPINHEIROS (Concurso de redação)
Acreditamos que atividades como esta permitem que nossos estudantes se sintam desafiados e estimulados a aprender, contribuindo para a sua preparação em futuros concursos, como o ENEM. Além disso, contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como disciplina, perseverança, criatividade e esforço.

– SIMULADO 
O simulado é realizado semestralmente, e segue o mesmo padrão das provas do ENEM e vestibulares, com algumas alterações, tais como: número de questões adaptação ao nível de conhecimento dos estudantes. 

Projetos Anuais

– INICIAÇÃO CIENTÍFICA
O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PINHEIROS (PICP) representando uma modalidade de pesquisa em que os estudantes do Ensino Fundamental 2 – 8º e 9º anos, (inédito para esta faixa de ensino) foram iniciados à prática científica sob orientação de um grupo de professores orientadores assim como ocorre no nível acadêmico de graduação. 

– PASSA OU REPASSA
O estudante tem grande importância no seu processo de aprendizagem, e embora pareça óbvia esta afirmativa, nem sempre percebemos interesse e entusiasmo deles nesse processo. Visando aprimorar os conhecimentos gerais e revisar os assuntos trabalhados, o Colégio Pinheiros utiliza de uma estratégia lúdica para obtenção de resultados mais significativos, promovendo o projeto “VAMOS TESTAR NOSSO CONHECIMENTO: PASSA OU REPASSA PINHEIROS”, em cada unidade letiva, para os estudantes do 6º e 7º anos, seguindo questões de múltipla escolha, considerando como matéria os programas praticados em cada disciplina.

 

Entre em contato conosco!